Protestantismos latino-americanos: entre o imaginário eurocêntrico e as culturas locais
Resumo
O argumento central deste ensaio aponta para a existência de uma convergência entre o catolicismo romano, por um lado, e os protestantismos latino-americanos, por outro, em relação ao imaginário que vinculavam, respectivamente, à cristianização e à evangelização do continente. Tanto a integração dos povos conquistados nas nações cristãs através de sua cristianização católico-romana, nos séculos CVI e XVII, quanto o ideário civilizacional protestante anglo-saxão, dos séculos XIX e XX, trazem em seu bojo a idéia de uma hierarquia interna. Os povos cristianizados da cristandade colonial, bem como os posteriormente convertidos ao protestantismo, sempre serão, de acordo com este imaginário, cristãos assimilados à cultura dominante eurocêntrica, o que lhes confere um status de subordinação, de acordo com critérios étnicos e raciais considerados científicos na época. Conflitos em torno da romanização do cristianismo católico-romano no Brasil, bem como a longa luta das igrejas protestantes por autonomia diante das chamadas igrejas-mães são episódios exemplares que explicitam esta representação de hierarquia de fundo étnico-racial. Apesar da secular querela entre protestantes e católicos, constata-se assim certa coincidência entre estas duas tendências do cristianismo, quando se trata de decifrar, valorar e enquadrar as culturas locais.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v22n34p105-125
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