Comunicação e ateísmo: a alternativa do espaço virtual

Gino Giacomini-Filho, Sérgio Luís de Martin

Resumo


Apesar do crescimento do número de cidadãos brasileiros definidos como “Sem Religião”, nos quais estão incluídos os ateus, parece que os céticos religiosos não dispõem de meios de comunicação proporcionalmente à sua relevância. Assim, menciona-se como objetivo caracterizar valores e ações do ateísmo no campo da comunicação social, notadamente no espaço virtual. Trata-se de um estudo exploratório sobre religião, ateísmo e a comunicação nesse contexto que incorpora estudo de caso com a Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos dando ênfase aos seus aspectos institucionais e comunicacionais.  Os resultados mostram que o movimento ateísta utiliza procedimentos alternativos de comunicação como eventos, encontros e, principalmente, websites e mídias sociais virtuais para se expressar, de forma que o espaço virtual é estratégico para a comunicação ateísta no Brasil.


Palavras-chave


Comunicação; Ateísmo; Religião

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v29n2p13-29

 

            

       

        AE GLOBAL INDEX  SUMÁRIOS.ORG

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.