Duas sepulturas para um corpo: a disputa cristã pelo verdadeiro Santo Sepulcro
Resumo
Desde o final do séc. xix, os evangélicos deixaram de visitar a Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém, da tradição católico romana e ortodoxa, que arrogava a prerrogativa de ser o sepulcro onde o corpo de Jesus Cristo fora colocado após a sua retirada da cruz, segundo o Novo Testamento. Os grupos evangélicos passaram a considerar o chamado Calvário de Gordon como o verdadeiro local onde o evento do sepultamento ocorreu há cerca de dois mil anos. Diante desse quadro, este artigo investiga a literatura de viagem dos primeiros séculos da presente Era e a correspondência do Gal. Gordon, do séc. xix, a fim de identificar os indícios sobre a legitimidade de um dos locais. Embora os fiéis apoiem-se na fé, os relatos considerados dão conta das mudanças arquitetônicas na antiga cidade de Jerusalém, promovidas em períodos diferentes, e que a fé evangélica não teria captado ao optar pela mudança do destino que arrasta anualmente cerca de 250 mil fiéis, segundo os dados disponíveis.
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DOI: https://doi.org/10.15603/2176-1078/er.v33n3p343-365
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por Dedi lina loni (22-03-2020)