Papéis Sociais Cruzados: memórias e representações de professoras rurais - DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v1n1p44-65
Resumo
A pesquisa tem o objetivo de revelar as representações femininas sobre a profissão docente, a escola e os alunos, durante o período de predomínio da cafeicultura (1940 e 1960) no município de Londrina (PR). Diante da carência de documentos, optou-se pela produção de fontes. De um montante de 21 entrevistas, foram selecionados 8 relatos de professoras com idade variável entre 60 e 87 anos. As memórias escolares mostram que as professoras, diferentemente dos professores, representam a escola rural como extensão do espaço doméstico, que a profissão docente assemelha-se a funções maternas ou assistenciais e que os alunos são lembrados como filhos. Os papéis sociais não são rígidos; tempos e espaços público e privado entrecruzam-se tornando quase impossível a separação entre o "eu pessoal" e o "eu profissional". Embora as representações, perpassadas pelo ato de lembrar, possam ser imagens seletivas do passado e não pura realidade, entende-se que desempenham um papel estruturante das práticas sociais.
Palavras-chave
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