Paulo Freire e Gramsci: contribuições para pensar educação, política e cidadania no contexto neoliberal - DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v2n2p25-39
Resumo
Este artigo, em sua primeira parte, recupera os momentos finais da década de 1980 e suas implicações para as abordagens pedagógicas progressistas no contexto brasileiro. Em seguida reexamina conceitos de Gramsci e Freire para pensar, relativamente à educação, os aspectos políticos e de formação cidadã. Conclui discutindo a importância de considerar as contribuições destes autores, em tempos de afirmação neoliberal, tanto na perspectiva da resistência à ideologia dominante, como naquela outra que sugere a necessidade de intervenções criativas, fundamentadas e consistentes no âmbito de uma educação, escolar e não-escolar, que prime pela formação política e cidadã dos educandos e que tenha em seu horizonte a perspectiva de participar dos processos de transformação da sociedade.
Palavras-chave
Paulo Freire, Antonio Gramsci, Educação, Política, Cidadania
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v2n2p25-39