Dançando na Escola: Reflexões com Paulo Freire - DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v1n2p76-81
Resumo
Este artigo teve sua primeira versão escrita para o Colóquio "Sombra dos Mestres", promovido pelo Departamento de Música e Espetáculo da Universidade de Bolonha, Itália, em 1998, sob o título "Atualidade do Ensino da Dança no Brasil". Discute a inserção da dança na escola, abordando aspectos essenciais para que ela se dê no contexto da realidade social, que, em última instância, é o que deve nortear as orientações artísticas e pedagógicas. As discussões com Paulo Freire sobre a importância da dança e os princípios orientadores para introduzi-la no processo formativo desenvolvido na escola ocorreram por ocasião da assessoria dada pela autora quando o emérito educador ocupou o cargo de Secretário de Educação do Município de São Paulo.
Palavras-chave
Dança, corpo, movimento, Paulo Freire
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v1n2p76-81