Conflitos entre pares: percepção de professores e alunos de 5º ano - DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v4n2p69-84

Lívia Maria Silva Licciardi, Mariana Tavares Almeida, Maria Fernanda Vieira Silveira, Carmem Augusta Frare Gonçalves, Silvia Maria Macedo Chiarelli

Resumo


Segundo Piaget, os conflitos são importantes para o desenvolvimento da autonomia moral do sujeito. O presente estudo se caracteriza por uma pesquisa de campo descritiva e qualitativa visando identificar e comparar como docentes e discentes percebem os motivos dos conflitos entre os alunos. Os dados foram coletados por meio de relatos escritos dos alunos e relatos e entrevistas com os professores de 5º. ano do ensino fundamental de uma escola pública do interior do Estado de São Paulo, analisando-se o conteúdo com base na teoria piagetiana. A partir da análise dos dados coletados, obtivemos como resultados que docentes e discentes têm a mesma percepção quanto aos motivos dos conflitos vivenciados, embora confirmem que professores concebem os conflitos como algo que deve ser evitado, porém resolvem impulsivamente.


Palavras-chave


conflitos interpessoais; construtivismo; ensino fundamental.

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DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v4n2p69-84