Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas - DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v2n1p65-82
Resumo
Este artigo se situa no contexto da pesquisa "Multiculturalismo, Direitos Humanos e Educação: a tensão entre igualdade e diferença", que desenvolvemos, com o apoio do CNPq, de 2006 até fevereiro do presente ano. Tem por objetivo analisar diferentes conceitos de educação em direitos humanos, assim como discutir as relações entre esta temática e a emergência cada vez mais intensa nas sociedades latinoamericanas de movimentos sociais de caráter identitário. Parte da afirmação de que, nascidos no bojo da modernidade, os direitos humanos se constituíram em íntima relação com a afirmação da igualdade, da liberdade e da universalidade. No entanto, hoje estão chamados a articular esta perspectiva com as questões colocadas pela chamada pós-modernidade e enfrentar-se com a problemática da afirmação das diferenças culturais. Apresenta diferentes concepções de educação em direitos humanos. Analisa diversas formas de relações entre "nós" e os "outros". Evidencia a complexidade da articulação entre igualdade e diferença. Defende a incorporação da perspectiva da interculturalidade na produção acadêmica e nas práticas de educação em direitos humanos.
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