Pesquisa em pluralidade cultural: abordagens epistemológicas Em diálogo - DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8993/ml.v2n1p83-96
Resumo
O artigo tem por objetivo refletir sobre aspectos epistemológicos da pesquisa educacional em pluralidade cultural. A primeira sessão apresenta abordagem de possibilidades oferecidas, à pesquisa educacional, pela fenomenologia de Alfred Schutz e pela psicologia política de Theodor Adorno. A segunda sessão propõe uma abordagem que entrelaça ética, epistemologia e metodologia, compondo Emanuel Levinas, Thomaz Kuhn e abordagens no campo da pesquisa-ação. A terceira sessão traz contribuições da abordagem multirreferencial, procurando demonstrar alguns de seus laços com a temática da pluralidade cultural. Finalizando, são indicados possíveis caminhos de desenvolvimento futuro para o exercício dialógico proposto neste artigo.
Palavras-chave
Pluralidade cultural. Memória e projeto na educação. Epistemologia e alteridade. Abordagem multirreferencial.
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