Avaliação da resiliência em escolares do ensino médio
Resumo
Resiliência se refere à habilidade humana para superar acontecimentos estressantes da vida de forma positiva, englobando fatores de risco e de proteção, em um processo dinâmico que contempla aspectos emocionais, socioculturais, ambientais e cognitivos. Assim, objetivou-se verificar a tendência à resiliência em adolescentes, analisando diferenças significativas entre escola frequentada, faixa etária, série, gênero, renda familiar e área de trabalho. Participaram 91 adolescentes, com idade entre 14 e 17 anos, do primeiro e do segundo ano do ensino médio, de duas escolas, uma pública e uma particular, do interior de São Paulo. Foram utilizados, a Escala de Resiliência e um Questionário Sócio-Demográfico. Constatou-se que a maioria dos participantes (64,8%) apresentou uma tendência média à adaptação psicossocial, sendo que 17,6% se mostraram com escores acima da média na avaliação feita sobre adaptação psicossocial, indicando maior fortalecimento pessoal frente às adversidades. Os resultados por fator revelaram que o Fator I “Resoluções de Ações e Valores” concentra a maior parte dos participantes (78,12%). Constatou-se, também, diferença estatisticamente significativa em relação à escolaridade, sendo que a primeira série se utiliza mais de comportamentos referentes ao Fator I para se adaptar psicossocialmente. Quanto ao tipo de escola que frequentam, os participantes da escola pública obtiveram as maiores médias nos fatores e no escore geral, destacando-se a utilização das estratégias referentes ao Fator I.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v18n1-2p79-90
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