Avaliação de Desenvolvimento de Bebês em Acolhimento Institucional com “Ages and Stages Questionnaires”
Resumo
O estudo avalia o desenvolvimento de crianças em acolhimento institucional no que se refere às áreas da comunicação, coordenação motora fina e grossa, resolução de problemas e comportamento pessoal-social. Participaram da pesquisa seis bebês com idades compreendidas entre 4 e 9 meses, bem como as cuidadoras de referência dos dormitórios dessas crianças que trabalham na instituição. Os questionários Ages and Stages Questionnaires third edition (ASQ-3) foram aplicados na avaliação das crianças. Os indicadores da avaliação demonstraram que cinco das seis crianças apresentam alterações no seu desenvolvimento normal e necessitariam de avaliação mais aprofundada, principalmente, nas áreas de coordenação motora ampla e resolução de problema. Os resultados desta pesquisa contribuem para demonstrar a importância de se detectar precocemente alterações no curso do desenvolvimento de crianças em acolhimento institucional, além de enfatizar o papel das cuidadoras, que demonstraram ser capazes de avaliar alterações que possam surgir no curso do desenvolvimento das crianças sob sua responsabilidade.
Palavras-chave
Desenvolvimento infantil; cuidadores; questionário de triagem.
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PDFDOI: https://doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v23n2p1-7
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