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Diretrizes para Autores

 

ROC - Revista Organizações em Contexto - online

Normas para publicação

Instruções para os autores

 

Normas gerais para ARTIGOS:

• Os trabalhos enviados para publicação deverão ser originais e inéditos e serão submetidos ao Conselho Editorial, a quem caberá a decisão de publicação, aceitando, recusando ou reapresentando o original ao autor com sugestões para as devidas alterações.

• Os nomes dos autores permanecerão em sigilo e a avaliação será feita por meio do sistema double blind review.

• Os textos dos artigos, ensaios, resenhas e casos de estudo deverão ser en­caminhados ao responsável editorial da Revista, pelo sistema de Submissão.

Editor de Texto

• Word do Office 97 ou posterior

Configuração das Páginas

• Tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21 cm)

• Margem superior: 3 cm

• Margem inferior: 2 cm 

• Margem esquerda: 3 cm

• Margem direita: 2 cm

Configuração dos Textos

• Fonte Times New Roman, corpo 12

• Espaçamento entre caracteres, palavras e linhas: simples

• Número de páginas: mínimo de 8 (oito), incluindo ilustrações, bibliografia e notas de final de texto. Não há limite para o número máximo de páginas, embora usualmente esse número não ultrapasse 40 (quarenta).

Conteúdo da Primeira Página

• Título do trabalho, com todas as palavras principais iniciando-se em maiúsculas, acompanhado de tradução para o inglês, ou para o português, se o original estiver em outra língua.

• Resumo do trabalho, com no mínimo 10 e de no máximo 15 linhas, em um único parágrafo, no mesmo idioma do trabalho. Deve ser objetivo, contendo os principais pontos do texto, aten­tando para que não falte objetivo, metodologia e resultados.

Palavras-Chave: Utilize o máximo de mínimo três e o máximo cinco palavras-chave, dentro de subtemas da área, que identifiquem de forma rápida e precisa, com a devida tradução para o português quando o texto for escrito em outra língua.

Abstract: Versão do resumo em inglês

Keywords: Versão das palavras-chave em inglês

• Início do corpo do texto (do trabalho em si).

 Observações    

• Não serão aceitas notas "de rodapé"; estas deverão ser incluídas como notas "de final de texto".    

• os Intertítulos devem ser escritos em caixa alta e baixa. Não devem ser co­locados em excesso, para não truncar demais o texto, nem em pequena quantidade, de maneira que graficamente, construam o texto. Os intertítulos servem, além de ordenar o texto para dar ritmo à leitura.

• Ilustrações, tabelas e gráficos: elaborados em Excel ou Power Point e incorporados ao Word (leia adiante como efetuar a incorporação), com fonte Times New Roman, corpo 10.    

*Para incorporar ilustrações, tabelas ou gráficos ao Word

a) No Excel, selecione o gráfico, ilustração ou tabela que deseja incorporar ao Word;

b) No menu "Editar", selecione "Copiar";

c) Vá para o Word e clique onde você deseja que o objeto seja incorporado; 

d) No menu "Editar", selecione "Colar especial", e escolha Imagem (pode ser JPEG ou Bitmap). Com isso a figura no Word pode ser manipulada livremente pelo autor para posicioná-la ou retrabalhá-la da forma mais adequada.

e) Pode ser interessante, como forma de melhoria da qualidade gráfica, a manipulação de figuras por meio de aplicativos gráficos do tipo Adobe Photoshop.

• Além da inclusão de palavras-chave no corpo do texto, elas deverão ser informadas diretamente no sistema no momento da submissão.

• A identificação do autor deve ser feita com seu nome por extenso apenas no momento do upload/submissão, no sistema. Nenhuma informação que possa levar à identificação do(s) autor(es) pode estar presente no documento submetido (veja abaixo)

• Recomenda-se que o tamanho do arquivo não seja superior a 1 megabyte.

• Não submeta trabalhos que requeiram softwares não contidos no Microsoft Office para sua completa visualização.

Importante: os trabalhos não podem, sob hipótese alguma, possuir identificação; aqueles cuja autoria seja identificada serão excluídos. Por essa razão, certifique-se de que seu trabalho não contenha identificação explícita (nome digitado no corpo do trabalho ou em seu resumo) nem identificação oculta (campo de propriedades do Word).

Lembre-se que a cada vez que o documento é salvo no Word, as propriedades são atualizadas. O autor deve ter o cuidado de limpar esses campos imediatamente antes da submissão (arquivo>propriedades>resumo) 

 

Normas Gerais para Casos de Ensino em Administração

Casos são relatos de experiências vivenciadas por organizações, de interesse científico no campo da Administração, adaptados para uso didático. Um caso deve descrever uma situação em exame, fornecer informações e propor questões para reflexão, com o objetivo de analisar decisões tomadas ou estratégias assumidas por uma organização, auxiliando o processo de aprendizagem,

 A revista aceita a submissão de dois tipos de casos de ensino com os seguintes critérios e características técnicas:

1. Caso real: baseado em trabalho de campo nas empresas mencionadas no caso, e/ou em dados secundários (citar as fontes).

2. Armchair case: baseado em experiência de consultoria; os autores devem enviar uma declaração original, afirmando que o caso é fruto de suas experiências como consultores.

A atualidade do caso é um relevante critério de análise da submissão, sendo que experiências empresariais com mais de 24 meses de ocorrência podem ser feitas e aprovadas, no entanto não são incentivadas pela nossa revista.

Os autores de casos submetidos devem considerar que o seu principal objetivo é didático, o que significa que devem focar:

1. Na apresentação da natureza da situação organizacional em questão.

2. Na descrição dos fatos que consolidam tal situação empresarial.

3. Na apresentação sintética dos objetivos educacionais do caso.

4. Na descrição sumária da forma de obtenção dos dados que compõem o caso.

5. Na indicação do público que faria melhor uso do caso.

 

Portanto, os casos de ensino em administração iniciam-se com a descrição da situação, como explicado acima, e não devem conter citações diretas ou indiretas de autores. Na descrição do Caso de Ensino, não cabem referências bibliográficas. Elas devem aparecer apenas nas Notas de Ensino, por ocasião da breve revisão de literatura e/ou se o autor quiser recomendar leituras pertinentes à situação descrita no caso. Posteriormente, são apresentadas as notas de ensino, que são compostas de:

1. Resumo do caso em português e inglês, com até 1.350 caracteres, com espaços (cada resumo), em que constem objetivo e descrição sumária da situação real em exame, bem como de três a cinco palavras-chave em ambas as línguas.

2. Objetivos educacionais: que temas serão trabalhados em aula em que o caso venha a ser utilizado? Em que disciplinas o caso se encaixa? Nível dos alunos a quem o caso se destina (graduação? mestrado? formação executiva?).

3. Questões para discussão.

4. Sugestão para um plano de ensino.

5. Breve revisão de literatura; caso referências sejam apresentadas no corpo desse texto, deve-se incluir o sobrenome do autor da fonte, a data de publicação e o número de página, se for uma citação direta. As referências completas dos autores citados deverão ser apresentadas em ordem alfabética, no final do texto, de acordo com as normas da ABNT.

6. Discussão (ou Análise do Caso).

7. Indicações bibliográficas, caso o autor queira recomendar leituras pertinentes com a situação descrita no caso.

 

Qualquer que seja o tipo de caso, os autores devem enviar por meio do Correios, uma carta de autorização original e assinada; modelo de carta autorização (anexo) por responsáveis das empresas mencionadas, autorizando a publicação do caso na revista. As empresas focalizadas nos casos de ensino podem ter seus nomes disfarçados, porém o disfarce não elimina a necessidade do envio da autorização de publicação.

Observação: Os casos somente iniciam o processo de avaliação após o recebimento das cartas de autorização de publicação (fotocopias ou fotocopias autenticadas não são válidas).

 

Normas Gerais para Resenhas bibliográficas

Resenhas bibliográficas são revisões críticas de livros e publicações científicas ou de interesse científico, nacionais ou estrangeiros, no campo de Administração. Uma resenha deve resumir, analisar, comparar e opinar sobre a obra em questão, constituindo, portanto, contribuição teórica ou científica ao campo. Nesse sentido, uma resenha não só informa o lançamento ou existência da obra, mas deve oferecer alguma contribuição seja ao tema, seja ao campo de estudo da obra em questão, por meio da sua análise crítica.

A atualidade da resenha é relevante critério de análise da submissão, sendo que resenhas de obras com mais de 24 meses de publicação podem ser feitas e aprovadas, no entanto não são incentivadas. Não serão priorizadas resenhas de obras de cunho gerencial ou exclusivamente de divulgação técnica, tampouco livros textos.

Os autores de resenhas submetidas devem considerar que o seu objetivo é o de fornecer uma revisão informada da obra em questão, o que significa que devem focar:

1. Na apresentação sumária da natureza da obra e/ou autor.

2. Na saliência da contribuição da obra para o campo da Administração.

3. Na sintética apresentação e análise das partes, seções ou capítulos em que esteja organizada a obra.

4. Em recomendação de que público no campo teria que tipo de uso para a obra.

A primeira página deve conter: título, nomes dos autores e dados editoriais da obra comentada (local, editora, ano de publicação, total de páginas e ISBN), sem identificação dos autores da resenha.

Obs.: Regras acima adaptadas do Manual de Periódicos ANPAD

•  BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS devem seguir os exemplos abaixo (para uso nos artigos, casos de estudo e resenhas:

Bibliografia é a relação de obras indicadas para leitura e que não necessariamente foram utilizadas pelo autor na elaboração do texto. Segue a mesma norma técnica das Referências Bibliográficas.

Referências é a relação de obras citadas no texto pelo autor ou utilizadas por ele em sua pesquisa. Os subitens a seguir dão alguns parâmetros para a elaboração de referências biblio­gráficas e de bibliografias. Observar as normas da ABNT para os casos não especificados neste indicador.

ESPECIFICAÇÕES DOS ELEMENTOS

As referências devem estar em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores. Quando houver vários trabalhos do mesmo autor, segue-se a ordem cronológica de publicação de cada trabalho, acrescentando traço em substituição ao nome do autor nas re­ferências seguintes e a letra depois do ano que se repetir (por exemplo: 2002a, 2002b, e assim sucessivamente).

No caso de indicação de páginas, escrever abreviado, com ponto e espaço entre a letra e o número.

Se houver mais de uma página, com indicação contínua, colocar um traço, sem o espaço entre um número e outro – entre o p. e o número haverá um espaço (por exemplo: p. 4-6. Caso o número da dezena, da centena ou do milhar se repita, elimina-se o que vem a seguir, por exemplo: em vez de p. 187-198, escreve-se p. 187-98, ou, ainda, no caso de p. 123-125, escreve-se p. 123-5.

Serão abreviados: volume (v.), número (n.), página (p.) e os meses do ano, com exceção do mês de maio (jan., fev., mar., abr., maio, jun., jul., ago., set., out., nov., dez.).

No caso de referências de livros traduzidos, manter conforme original, traduzindo apenas: trechos contendo informações/comen­tário sobre o conteúdo e termos como “and”, para ponto-e vírgula; spring, fall (ou autumn), winter e summer, para, respectivamente, primavera, outono, inverno e verão; ou, ainda; meses do ano (abreviados).

ARTIGO DE PERIÓDICO

Autor(es) (SOBRENOME, Nome). Título do trabalho. Nome do periódico em itálico, vírgula, número das páginas inicial e final do trabalho, separadas por hífen, vírgula, mês e ano de publicação. Exemplo:

ORLANDI, Eni P. Leitura: questão lingüística, pedagógica ou social? Educação e Sociedade. São Paulo, v. 7, n. 22, p. 93-8, set./dez.1985.

EVENTO

Trabalho que resulta da reunião de especialistas de determinada área (de congressos, jornadas, simpósios etc.).

NOME COMPLETO DO EVENTO, vírgula, número do evento em cardinal, local da realização, ponto. Termo que consta na capa (Anais, Proceedings, Resumos etc.), ponto. Local de publicação, dois-pontos, nome da Editora ou Editor, vírgula, ano de publicação. Exemplo:

SEMINÁRIO MULTIDISCIPLINAR DE ALFABETIZAÇÃO, 2, São Paulo, 11 a 12 ago. 1993. Anais... Brasília: Inep, 1984.

EVENTO EM MEIO ELETRÔNICO

Autor(es) (SOBRENOME, Nome). Título do trabalho em redondo e claro. Termo in seguido do nome do evento, ano, local do evento, tipo de suporte eletrônico seguido de reticências, local, dois-pontos, nome da Editora ou Editor, vírgula, ano de publicação. Disponível em e as informações sobre o endereço eletrônico. Exemplo:

SILVA, R. N.; OLIVEIRA, R. Os limites pedagógicos do paradigma da qualidade total na educação. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO

CIENTÍFICA DA UFPE, 4, 1996, Recife. Anais eletrônicos...Recife: UFPe, 1996. Disponível em http://www.propesq.ufpe.br/anais/anais/educ/ce04.htm. Acesso em: 21 jan. 1997.

LIVRO

Autor(es) (SOBRENOME, Nome). Título da publicação em itálico/claro. Edição (número da edição em cardinal com ponto e sem espaço, seguido da abreviatura ed.). Local de publicação, dois-pontos, nome da Editora ou Editor, vírgula, ano de publicação.

Exemplo:

ROSINI, M. R.; PALMISANO, A. Administração de sistemas de infor­mação e a gestão do conhecimento. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

CAPÍTULO DO LIVRO

Autor(es) do capítulo (SOBRENOME, Nome), ponto. Título do capítulo, ponto. In: Autor(es) do livro (SOBRENOME/Nome), ponto. Título do livro, ponto. Edição (número da edição, seguido pela abreviatura ed.). Local da publicação, dois-pontos, nome da Editora ou do Editor, vírgula, ano, ponto. Volume (se tiver), vírgula, capítulo, vírgula, páginas (inicial e final), seguidas por hífen).

Para indicar o capítulo, usar o termo em latim in (= dentro de). Na referência, in deverá ser grafado em redondo, assim como apud, passim, et al.

Exemplo:

ROSINI, M. R.; PALMISANO, A. Métodos e processos. In:Administração de sistemas de informação e a gestão do conhecimento. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. cap. 3, p. 75-7.

TESE

Para indicar a página, na tese, usa-se f (de folha). Exemplo:

DIETZSCH,M. J. M.Alfabetização: proposta e problemas para uma análise do seu discurso. São Paulo, 1979. 150f. Dissertação (Mes­trado) – Institutode Psicologia, Universidade de São Paulo.

Consulte as Normas da ABNT antes da submissão.

 

Dúvidas sobre o Sistema SEER e sua utilização, clique aqui 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Escrito em Word 97 ou posterior
    A formatação geral respeita:
    • Tamanho do papel: A4 (29,7cm x 21 cm)
    • Margem superior: 3 cm
    • Margem inferior: 2 cm 
    • Margem esquerda: 3 cm
    • Margem direita: 2 cm
    • Fonte Times New Roman, corpo 12
    • Espaçamento entre caracteres, palavras e linhas: simples
    • Número de páginas: mínimo de 8 (oito), incluindo ilustrações, bibliografia e notas de final de texto. Foi feito um esforço adicional para que o número máximo de páginas não ultrapassasse 40 (quarenta).
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  6. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  7. O texto é autoria exclusiva dos autores. Trechos em que haja citação direta não são maiores que 6 linhas, com recuo de parágrafo, entre aspas e itálico, informando o autor citado.
  8. Os autores devem conhecer de antemão o que será avaliado pelos revisores desta revista. Portanto, segue abaixo o formulário que será usado para avaliar o seu manuscrito.

     

     

    RESPOSTA DO FORMULÁRIO DE AVALIAÇÃO

    ROC – Revista organizações em contexto

     

    O título é adequado, isto é, representa o menor resumo do seu conteúdo?

    Sim.
    Não. Neste caso, utilize o espaço a seguir para sugerir um título mais apropriado.

    Novo título sugerido:

    O resumo, no mesmo idioma do trabalho, é adequado, ou seja, com no mínimo 10 e de no máximo 15 linhas, sem parágrafos, contendo objetivo, método, resultados e conclusão do trabalho?

    Sim.
    Não. Neste caso, indique no espaço próprio adiante, o que deve ser melhorado.

    Melhorias a serem realizadas no resumo:

    As palavras-chaves utilizadas estão adequadas e atendem a área? Utilizaram-se no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, dentro de subtemas da área, que identifiquem de forma rápida e precisa o estudo.

    Sim.
    Não. Neste caso, utilize o espaço a seguir para sugerir palavras-chave mais apropriadas.

    O abstract no idioma inglês é adequado, ou seja, com no mínimo 10 e de no máximo 15 linhas, sem parágrafos, contendo objetivo, método, resultados e conclusão do trabalho? A redação está correta?

    Sim.
    Não. Neste caso, indique no espaço próprio adiante, o que deve ser melhorado.

    Melhorias a serem realizadas no resumo:

    As keywords em idioma inglês utilizadas estão adequadas e atendem a área além de estarem redigidas da forma correta? Utilizaram-se no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, dentro de subtemas da área, que identifiquem de forma rápida e precisa o estudo.

    Sim.
    Não. Neste caso, utilize o espaço a seguir para sugerir keywords mais apropriadas.

     

    Na introdução avalie se são apresentados: a contextualização do tema, expressa claramente o problema de pesquisa, apresenta a importância gerencial/científica de se estudar o assunto, a justificativa do trabalho, coloca objetivamente os objetivos e pressupostos ou hipóteses da pesquisa ou estudo (quando pertinente) e se expressa o objetivo geral.

    Sim.
    Não. Neste caso, indique no espaço próprio adiante, o que deve ser melhorado.

     

    O trabalho é original?

    Sim
    Não.

    O tema é atual?

    Sim
    Não.

    Considerações a respeito da atualidade do tema.

    Contribuição do artigo à aplicação de conhecimentos para a área de conhecimento foco da revista.

    Totalmente insatisfatório
    Insatisfatório
    Satisfatório
    Totalmente insatisfatório

    Relevância e consistência teórica do artigo para o desenvolvimento da área de conhecimento da revista.

    Totalmente insatisfatório
    Insatisfatório
    Satisfatório
    Totalmente satisfatório

    Considerações a respeito da relevância e consistência teórica.

     

    Qualidade do referencial teórico: Avalie se é contemplado o estado-da-arte sobre o tema; se a revisão está bem desenvolvida e articulada; suporta o conhecimento científico no âmbito do artigo, fornecem embasamento sobre proposições ou hipóteses do estudo (quando pertinente), guardam lógica com os resultados do estudo, são aderentes às conclusões, se são utilizadas obras internacionais e nacionais de relevância (principalmente artigos científicos).

    Totalmente insatisfatório
    Insatisfatório
    Satisfatório
    Totalmente satisfatório

    Considerações a respeito do referencial teórico

     

    Metodologia utilizada: Bem apresentada, de qualidade e de alto nível de sofisticação.

    Metodologia utilizada: Bem apresentada, de qualidade, de alto nível de sofisticação e de acordo com os objetivos do artigo. Coaduna com as referências teóricas indicadas. Avalie se ela está presente de forma clara e objetiva e se contempla todos os aspectos envolvidos (qualitativamente ou quantitativamente), como design da pesquisa, características de população (e amostra), coleta de dados (instrumentos e construtos), tratamento e análise de dados.

    Totalmente insatisfatório
    Insatisfatório
    Satisfatório
    Totalmente insatisfatório

    Considerações a respeito da metodologia.

     

    Análise e discussão dos resultados: Consistência, articulação teórica e metodológica e interpretação sem especulações ou afirmações não sustentadas pelos dados. Apresenta os resultados de forma concisa, analisados à luz da teoria (presente no referencial teórico) e de acordo com a metodologia proposta. São apresentados de forma clara e concisa. A interpretação dos dados está correta levando em consideração causas e efeitos (quando pertinente). Adicionam novo conhecimento ou relevância à área pesquisada.

    Totalmente insatisfatório
    Insatisfatório
    Satisfatório
    Totalmente Insatisfatório

    Considerações a respeito da análise e discussão dos resultados.

     

    Conclusões/Considerações finais: Fundamento e coerência, relacionadas com o(s) objetivo(s) do artigo e mostrando o avanço do conhecimento científico. Avalie se as considerações finais/conclusões são coerentes com os resultados e objetivos estabelecidos. Avalie se foram descritas as limitações do estudo, suas contribuições gerenciais e teóricas e sugestões para novas pesquisas. Está exposta de forma clara e objetiva.

    Totalmente insatisfatório
    Insatisfatório
    Satisfatório
    Totalmente satisfatório

    Considerações a respeito das conclusões.

    As questões éticas em pesquisa foram atendidas ao longo do trabalho?

    Totalmente insatisfatório
    Insatisfatório
    Satisfatório
    Totalmente satisfatório

    Considerações a respeito das questões éticas relativas à pesquisa realizada.

     

    Aspectos gerais e qualidade de redação e organização do texto (clareza, concisão, objetividade, estrutura formal). Avalie se a estrutura do artigo é adequada, se a redação apresenta linguagem clara (há uma ordem baseada em começo, meio e fim) e qualidade ortográfica e gramatical, se as referências estão presentes e citadas ao longo do trabalho. As figuras e ilustrações (quando existentes) são imprescindíveis e cumprem função de demonstração. A posição das ilustrações está adequada em relação ao texto. Foram observar as Normas da ABNT para citação e referências?

    Totalmente insatisfatório
    Insatisfatório
    Satisfatório
    Totalmente satisfatório

    Considerações a respeito de redação, organização do texto e atendimento das Normas ABNT.

     

    Parecer final.

    O presente artigo deve ser:

    Parecer favorável para publicação conforme o texto se apresenta.
    Parecer favorável para publicação, mas considerar as correções obrigatórias solicitadas.
    Parecer contrário à publicação.

     

 

Declaração de Direito Autoral

seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

 

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