Análise dos Fatores Influentes nos Desempenhos Financeiros de Alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Pública de uma Instituição de Ensino Superior Estadual

Maria Gabriela Pabis, Antônio João Hocayen da Silva

Resumo


Considerando o contexto econômico vigente, é essencial que as pessoas adotem práticas eficazes de gestão. No entanto, existem alguns fatores limitantes, aspecto investigado nesta pesquisa. Para isso, promoveu-se um levantamento quantitativo, hipotético-dedutivo e descritivo-explicativo, analisando estatisticamente os desempenhos financeiros apresentados por graduandos do curso de Tecnologia em Gestão Pública de uma Instituição de Ensino Superior Estadual. Quanto aos resultados, foi reconhecido inicialmente que a amostra era formada por mulheres adultas, casadas, com filhos, emprego e formação superior aos pais. Estas características, de ordem demográfica e socioeconômica, influenciaram no alcance de níveis intermediários, assim como o contato existente com finanças. Contudo, ressalta-se que algumas constatações foram distintas das evidências comumente encontradas, tornando necessário ampliar o debate, tendo em vista que a realidade tem se alterado e é distinta entre grupos.

Palavras-chave


Alfabetização Financeira; Gestão Pessoal; Níveis; Determinantes

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v18n35p225-244

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.