Significados do consumo na propaganda em datas comemorativas

Edson Roberto Scharf, Elton Belz, Ana Cláudia Rutzen Silva

Resumo


Este estudo trata do comportamento do consumidor e do consumo como representação social. Basicamente, pretende examinar como a mensagem e a expressão presentes em comerciais de empresas anunciantes diferem entre si em uma mesma data comemorativa, a partir da perspectiva da significação do consumo. Utilizou tipologia explicativa quanto aos seus fins e documental quanto aos seus meios, adotando a técnica de Análise do Discurso e preceitos de Lazović (2012) para análise de expressão e mensagem. Como resultados, tanto a mensagem quanto a maneira de se expressar se mostraram muito diferentes entre as organizações. Apesar da data comemorativa ser uma espécie de homenagem a alguém ou pela passagem de algum evento, empresas adotam a comunicação afetiva enquanto outras se utilizam do espaço para se comunicar comercialmente, sem ressignificação do consumo.

Palavras-chave


Consumo; Significados do consumo; Datas comemorativas; Comportamento do consumidor; Propaganda.

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DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v17n33p73-92

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Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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