Pesquisa Científica em Inovação no Brasil: Análise na Base de Dados Spell

Paula Patricia Ganzer, Cassiane Chais, Valter Marcos Monteiro Fortes, Oberdan Teles da Silva, Adrieli Alves Pereira Radaelli, Juliana Matte, Daniel Hank Miri, Vandoir Welchen, Pelayo Munhoz Olea

Resumo


Esse estudo teve por objetivo verificar as características da pesquisa científica em Inovação no Brasil. Este trabalho possui natureza exploratória e utilizou a técnica de análise sistemática.  A pesquisa foi baseada em fontes secundárias a partir da base de dados Scientific Periodicals Electronic Library- SPELL. O período analisado contemplou o período entre 1995 a outubro de 2018, mês de realização da pesquisa. Para a busca, utilizou-se a palavra-chave inovação em título do documento, resumo e palavras-chave. Foram encontrados 401 artigos, sendo validados pelo critério de filtros 353, que compuseram a base de dados dessa pesquisa. Os resultados evidenciaram que os temas que emergiram da análise dos artigos gestão da inovação e inovação tecnológica possuem maior índice de pesquisa. Dentre os artigos que fazem referência à metodologia empregada predominam os artigos de natureza qualitativa descritiva, bem como o paradigma não positivista.


Palavras-chave


Inovação; Pesquisa Científica; SPELL. Análise Sistemática

Texto completo:

PDF

Referências


.




DOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v17n33p93-115

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.