Determinantes da disseminação voluntária de informações financeiras na internet

Paulo Azevedo de Oliveira Magalhães Filho, Wesley Mendes da Silva

Resumo


A transparência com que as empresas disponibilizam informações ao mercado tem sido reconhecida como um dos principais pilares das boas práticas de governança. Paralelamente, o antigo paradigma da comunicação passa por transformações decorrentes da era digital. As empresas estão aumentando a utilização da Internet como meio de relacionamento com os investidores, e com isso estão oferecendo maiores graus de transparência ao mercado. Este artigo tem como objetivo verificar a existência de associações entre características das empresas e a disseminação voluntária de informações financeiras usando a rede mundial de computadores, tomando como referência as empresas brasileiras. O estudo consiste em cross section realizado a partir de dados referentes a 291 empresas não-financeiras listadas na Bovespa em 2002. As evidências sugerem que o maior tamanho da empresa, assim como o menor retorno anual de suas ações, está associado a maior soma de informações financeiras disseminadas no site corporativo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v3n5p%20164%20-%20187

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.