O processo de aprendizagem entre níveis individual, grupal e organizacional: desenvolvimento de competências

Claudia Simone Antonello

Resumo


Este estudo tem como objetivo discutir as possíveis conexões entre aprendizagem organizacional e o desenvolvimento de competências individuais, funcionais e organizacionais. A pesquisa desenvolvida é longitudinal, de natureza qualitativa, envolvendo três grupos de gerentes sobre os processos de aprendizagem nos níveis individual, grupal e organizacional. Os resultados obtidos auxiliaram a identificar a difusão de competências por meio do trabalho interativo e em equipe; e o intercâmbio de experiências com especialistas e entre domínios de competências, por reuniões, desenvolvimento de projetos ou de maneira informal. Os achados também permitiram apresentar uma proposta de noção de aprendizagem organizacional e o desenvolvimento de competências por inter-níveis, onde o principal obstáculo a ser superado para realizar tal integração é substituir a tendência de se pensar em termos de categorias fixas de aprendizagem e trabalhar com a noção de processos dinâmicos, no qual o nível grupal é fundamental. O artigo conclui sugerindo uma agenda para estudos futuros sobre as conexões entre os processos de aprendizagem organizacional e o desenvolvimento de competências.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v3n5p%20223%20-%20250

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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