Processo de inclusão digital como indutor de estratégia para a sustentabilidade dos negócios

Silvia Gattai

Resumo


As estratégias empresariais têm como principal função garantir a sustentabilidade das organizações, o que depende, entre outros fatores, a médio e longo prazos, da existência de mercados que sejam capazes economicamente de absorver seus produtos. Por outro lado, a concentração de riqueza em pequenos grupos econômicos e o aumento da pobreza em muitos países geram riscos para a perpetuidade dos negócios. As empresas, nesse contexto, necessitam de estratégias que considerem o desenvolvimento estrutural dos países onde atuam, e essa compreensão passa pelo entendimento de sua participação na governança das cidades nas quais possuem suas unidades de negócios, condição fundamental nesse processo. Tal visão é necessária para o desenvolvimento do meio no qual a empresa se insere e, conseqüentemente, à sustentabilidade do negócio. O objetivo deste artigo é buscar compreender o papel de processo de desenvolvimento social, promovido pela empresa, como indutor de estratégias empresariais sustentáveis. Nesse sentido, o artigo aborda os conceitos de prospecção de cenários, ações estratégicas, desenvolvimento empresarial e a agregação de valor social ao ambiente no qual as organizações estão inseridas. A título de exemplificação, relata projeto de inclusão digital envolvendo cadeia de distribuição de empresa cimenteira brasileira de grande porte e o analisa à luz dos conceitos acima referenciados.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v3n6p%2085%20-%20102

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.