Entrepreneurship, Brands and the Development of Global Business

Teresa da Silva Lopes, Mark Casson

Resumo


Este artigo fornece uma análise sobre como os empreendedores contribuíram para o desenvolvimento de marcas globais bem sucedidas na indústria de bens de consumo no século XX, e porque, assim, tão poucas marcas independentes sobreviveram as ondas de fusão dos anos 1980. As indústrias analisadas são aquelas nas quais a promoção de marca basea-se, principalmente, no anuncio publicitário do que na tecnologia carregada pelo produto. Desenhando uma comparação cruzada na indústria e comparações cruzadas entre países das marcas em bens de consumo, e usando uma definição "ampliada" de empreendedor, isto ilumina o papel das estratégias empreendedoras e inovativas, buscadas por gerentes de marca . Dá-se ênfase em no papel de tipos distintos de empreendedores e de conhecimento de marketing na criação e no desenvolvimento das marcas em negócios globais bem sucedidos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v3n6p%20180%20-%20213

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.