O desempenho da Tecnologia da Informação (TI) e as mudanças organizacionais e interorganizacionais

Enrico Rodigues

Resumo


Este artigo pretende contribuir para a identificação do papel exercido pela Tecnologia da Informação (TI) nas mudanças organizacionais e nas relações interorganizacionais, notadamente no processo de constituição de redes de empresas. Adotou-se como estratégia a pesquisa exploratória, realizada com as empresas que compõem o pólo de cosméticos de Diadema, na região do Grande ABC Paulista. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostraram que a TI está disseminada na maioria das empresas que compõem o pólo de cosméticos, contudo ainda não é empregada em toda sua potencialidade. A pesquisa mostrou que as empresas do pólo de cosméticos nutrem um relacionamento colaborativo intenso entre si, e a TI é considerada como um dos principais mecanismos para promover a aproximação entre as empresas desse perímetro. A TI provoca a emergência de modelos organizacionais baseados na cooperação interempresarial, contribuindo para o processo de constituição de redes de empresas e para a melhoria da competitividade das organizações.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v2n4p%2050%20-%2072


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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