Relações dinâmicas entre retornos de índices de mercados acionários: Evidências empíricas através de abordagens multivariadas

Antônio André Cunha Callado, Carla Renata Silva Leitão, Aldo Leonardo Cunha Callado, Horst Dieter Moller

Resumo


O objetivo deste artigo foi identificar a estrutura e padrões de relações existentes entre os retornos dos índices de diversos mercados acionários. Para a realização do estudo, foram utilizados 12 índices, pertencentes a diversos mercados acionários (Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Estados Unidos, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Inglaterra, Japão e México). Os dados relativos às séries históricas das cotações dos índices de mercado inseridos nesta investigação são relativos aos valores registrados ao final do pregão do período entre 27 de julho de 2006 e 19 de Março de 2007. Para atingir o objetivo proposto, foram utilizadas três abordagens metodológicas multivariadas complementares: a análise de agrupamentos, o escalonamento multidimensional e a análise fatorial. Os resultados obtidos revelam evidências que corroboram padrões de relacionamento baseados na localização geográfica dos mercados acionários investigados.

Palavras-chave


Mercados acionários; Análise multivariada; Mercados eficientes.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v5n9p23-45


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.