Avaliação da Percepção dos Consumidores em Relação à Marca das Instituições Bancárias
Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos consumidores em relação à marca das principais instituições bancárias brasileiras (Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Unibanco), e como influenciam o processo de decisão do consumidor. O assunto percepção dos consumidores em relação às marcas é importante no auxilio das instituições bancárias para compreender melhor seus clientes desenvolvendo uma estratégia mais eficaz. Compreender a marca como um ativo tangível e intangível é considerado como um fator relevante para a construção de um diferencial competitivo. O método seguiu orientação positivista e é quantitativo exploratório. A amostra de conveniência colhida de modo aleatório por 100 (cem) consumidores. Os resultados indicam que os consumidores acreditam que a coerência entre os produtos e serviços dos bancos em relação à propaganda divulgada, também demonstrou que os consumidores acham importante a propaganda para a imagem da marca da instituição bancária, da mesma forma indica que levam em consideração o nome do banco antes de solicitar seus produtos e serviços.
Palavras-chave
marcas, consumidor, instituição bancária
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v5n9p92-109
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.