Avaliação da Percepção dos Consumidores em Relação à Marca das Instituições Bancárias

Suzane Strehlau, Bruno Olliver, Adriana Aparecida Das Virgens

Resumo


O objetivo deste trabalho é avaliar a percepção dos consumidores em relação à marca das principais instituições bancárias brasileiras (Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Unibanco), e como influenciam o processo de decisão do consumidor. O assunto percepção dos consumidores em relação às marcas é importante no auxilio das instituições bancárias para compreender melhor seus clientes desenvolvendo uma estratégia mais eficaz. Compreender a marca como um ativo tangível e intangível é considerado como um fator relevante para a construção de um diferencial competitivo. O método seguiu orientação positivista e é quantitativo exploratório. A amostra de conveniência colhida de modo aleatório por 100 (cem) consumidores. Os resultados indicam que os consumidores acreditam que a coerência entre os produtos e serviços dos bancos em relação à propaganda divulgada, também demonstrou que os consumidores acham importante a propaganda para a imagem da marca da instituição bancária, da mesma forma indica que levam em consideração o nome do banco antes de solicitar seus produtos e serviços.

Palavras-chave


marcas, consumidor, instituição bancária

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v5n9p92-109


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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