A influência da estratégia corporativa na criação de valor: um estudo de caso dos Diários Associados em Minas Gerais

Lucas Leão Silva

Resumo


O desenvolvimento da pesquisa apresentada teve como objetivo analisar o modo pelo qual a unidade central coordenadora dos Diários Associados em Minas Gerais, implantadas as estratégias corporativas, obteve êxito na criação de valor em sua organização como um todo, atentando para as diferentes unidades de negócios. Inicialmente fez-se uma minuciosa revisão da literatura, com intuito de demonstrar os principais conceitos de estratégia corporativa e seus modelos, elucidando conhecimentos sobre unidade central coordenadora, diversificação e criação de valor. Procedeu-se então a um estudo de caso em empresa nacional, pela sua linha histórica quanto à ocorrência de fatos ante a mesma estratégia, constatando-se que a estratégia corporativa, sendo aplicada, principalmente, por meio de unidade central coordenadora, apresenta criação de valor para as suas unidades de negócios na maioria das situações estudadas. Constatou-se uma maior coordenação de toda a estrutura de forma organizada e utilizando as partes (unidades de negócios) para construir e alcançar maiores resultados do todo (corporação organizacional).

Palavras-chave


Estratégia corporativa. Unidade central coordenadora. Unidades de negócios. Diversificação. Criação de valor.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v5n10p57-80


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.