Marketing, Endomarketing e Redes Sociais: Fundamentos Teóricos à concepção de uma estratégia de gestão de pessoas

André Ofenhejm Mascarenhas, Felipe Zambaldi, Fábio Natrieli

Resumo


O conceito de endomarketing compreende as práticas executadas por uma organização ao considerar seus colaboradores como clientes internos, partindo-se do princípio de que a empresa é capaz de atuar com excelência junto aos seus clientes se estiver bem posicionada junto a seu público interno. Além de uma estratégia de marketing, é uma estratégia de gestão de pessoas por visar atrair, engajar e reter colaboradores. Recentemente, o advento das ferramentas de redes sociais sugere novo potencial à temática à medida que viabilizam novas estruturas de comunicação e relacionamentos. O objetivo deste ensaio teórico é apresentar o endomarketing como uma ferramenta de gestão estratégica de pessoas, caracterizando-o e contextualizando-o em termos dos seus paradigmas. Mais especificamente, pretendemos responder preliminarmente às seguintes questões fundamentais: O que é o endomarketing? Quais as funções do endomarketing como ferramenta de gestão estratégica de pessoas? Em que condições o endomarketing concretiza seu potencial?

Palavras-chave


Endomarketing, Marketing em redes sociais, gestão estratégica de pessoas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v6n11p1-21

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Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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