Governança Corporativa no Contexto Brasileiro: um Estudo do Desempenho das Companhias listadas nos Níveis da BM & FBOVESPA

Nirlene Aparecida Carneiro Fernandes, Warley de Oliveira Dias, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha

Resumo


A governança corporativa representa uma ferramenta capaz de alavancar o desempenho econômico-financeiro das empresas, além de apresentar-se com uma forma de assegurar o retorno sobre investimentos dos fornecedores de recursos financeiros. Dessa forma, boas práticas de governança corporativa tendem a melhorar o desempenho econômico, aumentar o retorno sobre o investimento, bem como aumentar o valor da empresa. Diante desse contexto, este estudo tem como objetivo analisar se houve mudanças no desempenho das companhias após a adesão aos níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA no ano de 2007. Por meio de pesquisa descritiva, com o uso das estratégias bibliográfica e documental, análise documental e avaliação quantitativa, foram calculados os indicadores econômico-financeiros (ROA e ROE) e o indicador de valor total da companhia (Proxy Tobin's Q), de 40 empresas brasileiras de capital aberto no período de 2006 a 2008. Por meio de análises estatísticas, verificou-se que, apesar de sofrerem variações durante o período, o desempenho e o valor das empresas não sofreram mudanças estatisticamente significativas. Conclui-se que, estatisticamente, não houve mudanças no desempenho e no valor de mercado das companhias pesquisadas após a adesão aos níveis de governança corporativa da BM&FBOVESPA.

Palavras-chave


Governança Corporativa; Desempenho; Companhias Brasileiras

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v6n11p22-44

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.