Eficácia das Ferramentas de Promoção da Campanha de Vestibular de Uma Instituição de Ensino Superior Localizada em Santa Catarina

Ricardo Aurélio Quinhões Pinto, Silvio Simão de Matos, Wesley Vieira da Silva, Daniela Torres da Rocha

Resumo


A crescente abertura de novas Instituições de Ensino Superior (IES) levou o setor educacional a adotar práticas de marketing tradicionalmente adotadas pela indústria e pelo varejo. Para utilizar o composto mercadológico com eficiência é preciso que as IES conheçam o seu público-alvo e os meios pelos quais eles tomam conhecimento sobre os concursos vestibulares. O objetivo deste estudo é descobrir qual o principal meio pelo qual os candidatos ficam sabendo da realização do vestibular. Por meio da comparação entre o modo como o candidato ficou sabendo do vestibular e o tipo de escola pretende-se identificar qual o meio mais utilizado pelos candidatos para obter informação, bem como o que mais influencia o candidato que freqüenta escola particular. Para se obter os resultados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e uma análise estatística dos dados com o auxílio do software XLstat. Os resultados obtidos identificam que os meios de comunicação de massa atingem os candidatos em menor grau do que as pessoas e organizações próximas a ele.

Palavras-chave


marketing; propaganda; serviços e educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v6n11p45-66


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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