Processo de Mudança e Adaptação Estratégica em uma Empresa Familiar Brasileira: o Caso da Reunidas S/A

Mauricio Fernandes Pereira, Mariluce Lemos Guetten Ribeiro, Juliano Lisoni, Silvio Ferraz Cario

Resumo


O objetivo do trabalho consistiu em analisar o processo de mudança e adaptação estratégica da Reunidas S/A, ao longo de sua existência. O esquema analítico foi fundamentado no ciclo de mudança dos negócios de Want (1990); na tipologia de adaptação estratégica de Hrebiniak e Joyce (185); e no recorte teórico empírico sobre tipos de empresas familiares de Lodi (1998). Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa caracteriza-se como estudo de caso de corte transversal, descritivo, com enfoque qualitativo, em que foi utilizado como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semi-estruturada, utilizou-se análise da história da organização. Da análise histórica e interpretativa da organização, definiram-se cinco períodos estratégicos que descrevem os principais eventos críticos ocorridos na empresa. Para cada período estratégico realizou-se uma análise suportada por abordagens que possibilitaram uma melhor explicação das mudanças e adaptações estratégicas. A explicação teórica constituiu-se, assim, um elemento emergente que possibilitou compreender os eventos e os significados atribuídos pelos membros da coalizão dominante. Em suma, o estudo de mudança e adaptação estratégica em uma empresa familiar demonstrou-se válido para compreender o processo evolutivo da organização pesquisada.

Palavras-chave


Mudança; Adaptação Estratégica; Empresa Familiar.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v6n11p86-124


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.