Gestão do Conhecimento – GC – como recurso estratégico e fonte de Vantagem Competitiva Sustentável – VCS – na perspectiva Resource-based view – RBV

Virginia Aparecida Castro, Edison Mello Júnior, Rogério de Melo Costa Pinto

Resumo


A Gestão do Conhecimento – GC – busca integrar toda a organização ao conhecimento que pode ser criado, compartilhado e armazenado. Desta forma, este trabalho tem por objetivo evidenciar de que maneira a GC é utilizada como recurso estratégico e fonte de Vantagem Competitiva Sustentável – VCS – na perspectiva Resource based view – RBV –. É feito um levantamento na forma de censo junto aos alunos das turmas de pós-graduação lato sensu (MBA) da FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios – da UFU – Universidade Federal de Uberlândia –, os quais atuam no mercado como gestores e possuem pelo menos um subordinado sob a sua liderança. Após uma revisão da literatura sobre GC e VCS estruturou-se o instrumento de pesquisa a partir do Diagnóstico de Gestão do Conhecimento criado por Bukowitz e Williams (2002) e do Framework VRIO proposto por Barney (1991,1995). Ao considerar o critério de desempenho global de 55%, o cálculo da média aponta um percentual de 70%. Porém, a GC é utilizada em um nível preliminar, pois nota-se que os gestores necessitam, além de reconhecerem a importância da GC, trabalharem para a sua efetiva implantação. Assim, a GC, alinhada ao plano estratégico global da empresa, poderá ser utilizada como recurso estratégico e fonte de VCS na perspectiva RBV.

Palavras-chave


Gestão do Conhecimento, Vantagem Competitiva, Vantagem Competitiva Sustentável, Resource-based view, estratégia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v8n15p21-41

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.