Empreendedorismo Acadêmico na COPPE/UFRJ: Reflexões Sobre Empresas Criadas com a Participação de Professores
Resumo
O presente trabalho analisa o processo de criação e desenvolvimento de quatro empresas de base tecnológica criadas por professores e alunos da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os quatro estudos de caso foram desenvolvidos de maneira a enfatizar os recursos e os modelos de negócios utilizados por essas empresas ao longo de sua trajetória. Os dados apresentados no trabalho foram coletados por meio de entrevistas presenciais, e, por telefone, realizadas com os gestoresda Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ e da AgênciaUFRJ de Inovação e com os sócios fundadores das empresas. A análise realizada mostra que as quatro empresas seguem padrões similares de recursos e modelos de negócio adotados ao longo de sua trajetória.
Palavras-chave
Empreendedorismo Acadêmico; Inovação; Spin-offs; Visão Baseada em Recursos; Modelo de Negócios
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v7n14p1-28
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários sobre o artigo
por Vitória Aranda (16-02-2018)
por herbal obat tipes terbaik (12-05-2018)
por herbal obat epilepsi terlaris (23-05-2018)
por herbal obat epilepsi terlaris (23-05-2018)
por rc rc (07-02-2020)
por rc rc (07-02-2020)
por rc rc (07-02-2020)
por rc rc (07-02-2020)
por rc rc (07-02-2020)