Empreendedorismo Acadêmico na COPPE/UFRJ: Reflexões Sobre Empresas Criadas com a Participação de Professores

Thiago Borges Renault, Marcus Vinicius de Araujo Fonseca, Robson Moreira Cunha, Rodrigo da Silva Carvalho

Resumo


O presente trabalho analisa o processo de criação e desenvolvimento de quatro empresas de base tecnológica criadas por professores e alunos da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os quatro estudos de caso foram desenvolvidos de maneira a enfatizar os recursos e os modelos de negócios utilizados por essas empresas ao longo de sua trajetória. Os dados apresentados no trabalho foram coletados por meio de entrevistas presenciais, e, por telefone, realizadas com os gestoresda Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ e da AgênciaUFRJ de Inovação e com os sócios fundadores das empresas. A análise realizada mostra que as quatro empresas seguem padrões similares de recursos e modelos de negócio adotados ao longo de sua trajetória.

Palavras-chave


Empreendedorismo Acadêmico; Inovação; Spin-offs; Visão Baseada em Recursos; Modelo de Negócios

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v7n14p1-28


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.