Inovação em serviços de transporte público

Rafael Mendes Lübeck, Milton Luiz Wittmann, Luciana Flores Battistella, Angélica Skrebsky Richter, Marcia Santos da Silva

Resumo


O presente artigo é resultado de uma pesquisa sobre melhorias decorrentes da implantação de sistema de bilhetagem eletrônica em duas cidades e na região metropolitana do Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa foi desenvolvida para verificar se são percebidas como inovação em serviços as melhorias decorrentes da implantação do sistema de bilhetagem eletrônica. Inicialmente foi construído um referencial teórico que possibilitou definir características de inovação em serviços que nortearam a busca por informações e dados, os quais deram suporte para a comparação entre as características do sistema de bilhetagem e os construtos caracterizadores das inovações em serviços. A partir da definição dos casos, foram construídos os instrumentos de coleta de dados que resultaram em informações de natureza qualitativa via entrevistas e documentos que foram analisados com a aplicação da análise de conteúdo. Realizou-se uma comparação dos benefícios obtidos com o sistema de bilhetagem e excertos de autores reconhecidos na área de inovação como forma de demonstrar as características inovadoras destes benefícios, inferindo-se, no final, que a bilhetagem, além das melhorias que proporciona à gestão de operações de passagens e empresas, consiste em um meio para se alcançar à inovação e não uma inovação per se.


Palavras-chave


Inovação em serviços. Inovação. Transporte público.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v8n15p65-86

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.