Compreender a Produção de Sentidos e o Agir Organizacional para Construção do Processo de Comportamento do Consumidor: uma Análise Exploratória

André Luis Silva, Mario Nei Pacagnan

Resumo


Este artigo foi realizado com o objetivo de fundamentar a proposta de um esquema de interpretação do processo de construção do comportamento do consumidor a partir da compreensão da produção de sentidos realizada pelas pessoas e a proposição do agir organizacional. Segundo Solomon (2002), o comportamento do consumidor é compreendido pelas etapas de comprar, possuir e ser. Assim, por meio de um ensaio teórico de natureza qualitativa, e de perspectiva exploratória, partiu-se da premissa que o processo de comportamento do consumidor inicia-se por um estímulo de consumo que detém seu êxito decorrente do agir organizacional e da produção de sentidos realizada pelas pessoas, ao pautarem-se sob fatores éticos. Como resultado, compreendeu-se que o processo de construção do comportamento do consumidor é um agir constituído pelas dimensões pessoas e organizações. Esse agir trata-se de uma relação cíclica que transita entre a ética da convicção das pessoas e a ética da responsabilidade das organizações, sendo este o fator que lhes permite influenciarem e serem influenciadoras dos comportamentos expressos no sistema de marketing. Sendo assim, o esquema de interpretação proposto neste estudo desvela que o processo de comportamento do consumidor decorre de um agir de significação cooperativo que emerge da interação entre os fatores éticos das organizações e das pessoas ao se defrontarem com os estímulos de consumo.

Palavras-chave


Comportamento do consumidor; Produção de sentidos; Estudos organizacionais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v7n14p85-118


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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