Élan Vital: O “Eu do Momento” no Caráter Libertário da Criação Publicitária

Sérgio Carvalho Benício de Mello, André Luiz Maranhão de Souza Leão, Arcanjo Ferreira de Souza Neto, Ildembergue Leite de Souza, Luiz Henrique Olsen Lubi, Cristina Maria Alcântara de Brito Vieitez

Resumo


Na aquisição de um produto ou serviço, a expectativa de benefício do consumidor não se limita ao caráter funcional da marca escolhida, mas está também nas características intangíveis da mesma. Dessa forma, torna-se fundamental investir na promoção daquelas características particularmente valiosas para os consumidores. Para a construção de marcas fortes, os profissionais de marketing e de comunicação precisam sugerir e encorajar os consumidores a avaliar positivamente as marcas, processo esse, normalmente, induzido através da publicidade, trabalhada com o intuito de levar a uma ação ulterior de compra. Incumbido desta função, o profissional de criação publicitária age como um bricoleur que trabalha as dimensões da cognição e do afeto para compor mensagens que se prestem à persuasão do público-alvo. Este estudo tem por objetivo entender como os significados são imputados nos bens de consumo de acordo com a visão de publicitários. Por meio de um estudo exploratório, profissionais reputados foram entrevistados e os resultados apontam que, para esses, a função própria da publicidade é a de significar os produtos. A pesquisa ainda revelou que esses profissionais tem dificuldade em lidar com a administração de marketing e que a lógica do processo criativo na publicidade é orientada por uma razão intuitiva.

Palavras-chave


publicidade, dimensões funcional e simbólica das marcas, intuição.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v7n14p119-142


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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