Comportamento do Consumidor: Um Estudo Bibliométrico nos Enanpads 2007-09

Irene Raguenet Troccoli, Karen Gimenez, Patrícia Nunes Costa Reis, Patrícia Prado Faria

Resumo


O papel fundamental da produção do conhecimento é o de servir de referência para praticantes e para estudiosos. Portanto, a compreensão do estado de conhecimento sobre determinado tema, em determinado momento, é necessária ao processo de evolução da ciência. Este artigo contribui com levantamento bibliométrico na área de Marketing, pesquisando o estado da arte dos trabalhos aprovados nos Enanpads do triênio 2007-09 na Divisão Acadêmica Marketing, especificamente no tema de interesse Comportamento do Consumidor. Foram avaliados a distribuição quantitativa dos trabalhos, o número de autores por trabalho, as instituições participantes dos eventos, suas representatividades estaduais, regionais e por origem do capital, a intensidade da participação dos pesquisadores por instituição de afiliação, e aspectos metodológicos dos artigos apresentados. Dentre as várias conclusões obtidas, destaca-se a manutenção da importância do tema nos eventos, a participação acentuada de trabalhos oriundos das escolas governamentais das regiões sul e sudeste nesta participação, e a predominância da abordagem quantitativa dos trabalhos.


Palavras-chave


Enanpad; Comportamento do Consumidor; Bibliometria

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v7n14p165-189


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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