Potencialidades das Tecnologias de Informação e Comunicação para a Eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade e a Imagem Empresarial: Estudo Aplicado nas Pequenas e Médias Empresas da Euro Região Norte de Portugal-Galiza

Jorge Remondes

Resumo


A utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)nas empresas tem provocado amplos debates e produzido literatura nacional e internacional. Este artigo revê algumas obras e centra-se no estudo da utilização de TIC no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e na Imagem das Pequenas e Médias Empresas (PME) da Euro Região Norte de Portugal-Galiza, dos sectores industrial, comércio e serviços. Os resultados do projeto de investigação quantitativo, baseados numa amostra de 173 empresas, que responderam a um questionário on-line, entre setembro e dezembro de 2009, mostram que as TIC contribuem para a melhoria da eficácia do SGQ e a imagem empresarial. As barreiras à sua utilização mais frequente são sobretudo as mudanças organizacionais exigidas e os custos de investimento para as empresas.


Palavras-chave


Tecnologia; Informação; Comunicação, Qualidade, Imagem.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v8n16p29-59

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.