Cultura Organizacional e Interesses na Definição de Estratégias: o Caso de uma Instituição de Ensino Superior

Márcio Jacometti

Resumo


O objetivo desta pesquisa é identificar quais crenças/valores e interesses influenciaram as estratégias da então Unidade de Curitiba do Cefet-PR, diante das mudanças na política da educação profissional brasileira, no período de 1996 a 2005. O trabalho utilizou como método o estudo de caso simples, sendo que os dados secundários foram obtidos por meio de consulta a documentos diversos e os primários mediante observação direta e entrevistas semi-estruturadas com os dirigentes dos níveis estratégico e tático da organização. A análise dos dados empregou procedimentos descritivo-qualitativos, mediante análise de congruência entre os dois grupos investigados, que contou com o auxílio de análise quantitativa para definir o grau de importância relativo dos itens das variáveis identificadas para cada um dos grupos. Os resultados obtidos permitiram concluir que crenças/valores e interesses de maior importância relativa influenciaram estratégias consideradas de maior importância relativa pelos grupos. E, por outro lado, crenças/valores e interesses de menor importância relativa influenciaram estratégias com esse grau de importância. Ficou caracterizado que existem diferenças entre a importância atribuída pelos dois grupos de dirigentes com relação às variáveis identificadas, explicando os diferentes posicionamentos diante das mesmas pressões ambientais.


Palavras-chave


Crenças/valores, Interesses, Estratégias, Diferenciação cultural.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v8n15p137-160

Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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