A perspectiva responsável do Marketing e o Consumo Consciente: Uma interação necessária entre a empresa e o consumidor

Minelle Enéas Silva, Edvan Cruz Aguiar, Mariana Cavalcanti Falcão, Ana Carolina Vital Costa

Resumo


Ao se considerar a relação entre os padrões de consumo atuais e o comportamento do consumidor, surge o debate acerca de um novo perfil de consumidor que passa a ponderar os impactos positivos e negativos das suas aquisições, o consumidor consciente. Percebe-se que a abordagem do marketing 3.0, que consiste numa perspectiva de reflexão sobre as questões de sustentabilidade (KOTLER et al., 2010), pode ser trabalhada no sentido de melhorar o elo criado entre empresa e consumidor. Nesse sentido, é objetivo desse artigo entender como o marketing 3.0 pode facilitar a efetivação do consumo consciente, a partir do perfil de consumo do recifense, considerando o destaque da cidade no contexto nacional. Com uma pesquisa exploratória-descritiva e abordagem quantitativa e qualitativa, houve a aplicação de 601 questionários, que foram analisados a partir das técnicas estatísticas descritivas, análise fatorial e de correlação (MALHOTRA, 2006; KLEM, 1995; HAIR et al., 2005). A partir da apreciação quanto às atitudes e comportamentos de consumo, identificaram-se práticas conscientes de consumo, com o qual as empresas podem incorporar as suas práticas mercadológicas a para melhor interação com o consumidor, realizando uma educação para o consumo daqueles que não estejam envolvidos com a perspectiva.


Palavras-chave


Marketing 3.0; Consumo consciente; Atitudes; Comportamentos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v8n16p61-90

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Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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