Processo de inovação: análise sob a ótica dos elementos organizacionais – revisão literária estruturada e implicações para pesquisas futuras

Yen-Tsang Chen, Ronaldo Gomes Dultra-de-Lima, Vidigal Fernandes Martins

Resumo


A história da humanidade tem demonstrado que a inovação é uma das forças motrizes e um dos meios para sustentar a evolução e criação de vantagem competitiva em um cenário de mudanças. Dada a importância da inovação no contexto empresarial e organizacional, o presente trabalho realizou um estudo bibliométrico estruturado nos artigos compreendidos entre 1990 a 2007 das duas revistas mais importantes na área de Estudos Organizacionais: Administrative Science Quarterly e Organization Science. O objetivo foi a compreensão da evolução dos estudos relacionados à inovação sob ótica dos elementos da organização. O resultado demonstrou uma tendência crescente em estudar a inovação com base em redes de conhecimento e alianças, assim como a manutenção da importância, ao longo do tempo, daqueles que abordaram a inovação e a organização como instrumento social. Outra contribuição deste trabalho é o agrupamento dos artigos estudados mediante a técnica de cluster, com isso foi possível traçar um mapa sobre a situação da produção acadêmica da área envolvendo a inovação relacionada aos elementos organizacionais e sugestões para pesquisas futuras.


Palavras-chave


Inovação; Elemento Organizacional; Análise Bibliometrica; Cluster.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v8n16p91-119

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.