Marketing de relacionamento no setor de software: um estudo exploratório

Fabiano Palhares Galão, Thais Accioly Baccaro, Cláudio Luiz Chiusoli

Resumo


O objetivo do estudo é identificar as principais características do marketing de relacionamento e, mediante uma pesquisa de campo, analisar como essas características são desenvolvidas por empresas do segmento de software pertencentes ao APL de Tecnologia da Informação de Londrina-PR.  O método adotado foi a pesquisa exploratória descritiva. Os dados primários foram coletados por meio de questionário junto às empresas. Os resultados sugerem que os esforços das empresas na manutenção dos clientes não estão sendo colocados em prática, embora a amostra pesquisada seja ciente dessa importância. Embora as empresas afirmem que são capazes de identificar os clientes mais lucrativos, a estes possivelmente não seja fornecido tratamento diferenciado Sobre o uso sistemático do banco de dados de informações de clientes, o estudo apontou que as empresas pesquisadas parecem não devotar grandes esforços nesse sentido. Resultados semelhantes foram encontrados na característica que envolve a compreensão das necessidades e satisfação dos clientes.


Palavras-chave


marketing de relacionamento, indústria de software, arranjos produtivos locais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v8n16p223-245

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Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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