Estudo sobre o Global Report Initiative de empresas de energia elétrica dos Estados Unidos, do Brasil e da Espanha no período de 1999 a 2010

Fabricia Silva Rosa, Rogério João Lunkes, Cristina Crespo Soler, Vicente Mateo Ripoll Feliu

Resumo


Para atender às demandas sociais e organizacionais, vários instrumentos têm surgido para auxiliar o processo de geração de informações ambientais, entre eles o Global Reporting Initiative (GRI). Desde 1999, o GRI vem auxiliando as empresas a medirem e comunicarem seu desempenho econômico, ambiental e social. Sua consolidação ao longo da década de 2000 tornou-o um instrumento de grande aceitação pelas organizações e pela sociedade e, como consequência, tornou-se foco de estudos científicos sobre sustentabilidade (econômica, social e ambiental) nas organizações. Neste contexto, emerge a pergunta da atual pesquisa: Qual o perfil das empresas do setor elétrico listadas no GRI? Para responder a esta pergunta utiliza-se o procedimento metodológico survey e tem-se como objetivo identificar o perfil das empresas do setor elétrico listadas no GRI. Como resultados observam-se: (i) quanto ao contexto das informações ambientais, a Espanha destaca-se em termos normativos; o Brasil destaca-se quanto à matriz energética; e os Estados Unidos, quanto ao planejamento para redução dos efeitos negativos da atividade sobre o meio ambiente; (ii) quanto às características, na avaliação do GRI, o Brasil lidera, em termos quantitativos, o ranking com 81 empresas, seguido pelos Estados Unidos (78) e Espanha (47), além de a Espanha destacar-se pela qualidade dos relatórios apresentados, ou seja, 94% das empresas listadas no período de 2007 a 2010 têm seus relatórios no nível A+.


Palavras-chave


Global Reporting Initiative, Setor de Energia Elétrica, Survey

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v9n17p99-124

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.