Estudo sobre a aplicação dos processos do programa de qualidade em uma organização de máquinas e implementos agrícolas

Ilson Fabio Soleti, Juliano Nunes Alves

Resumo


No atual contexto econômico e social, a utilização dos processos de qualidade vem se tornando cada vez mais freqüente e intensiva nos programas de gestão, alcançando todas as organizações com grau de exigência crescente. Neste cenário surge a necessidade de que os processos sejam capazes de atender aos requisitos de forma precisa e eficaz, dentro de parâmetros estabelecidos no programa de qualidade. Em virtude disso, este trabalho procura aprofundar a discussão sobre o tema, buscando verificar como as ferramentas e práticas de gestão da qualidade contribuem para elevar a satisfação dos colaboradores no desempenho das suas funções. Para o desenvolvimento deste estudo, tomou-se como unidade de análise uma empresa que atua no mercado de máquinas e equipamentos agrícolas situada no interior do estado do Rio Grande do Sul. O trabalho de caráter exploratório, utilizou o estudo de caso como método de pesquisa, baseado em dados numéricos obtidos junto aos colaboradores da empresa. A análise foi feita por estatísticas básicas, além de uma análise estatística descritiva, análise fatorial e análise dos modelos de regressão. Dentre os resultados, destaca-se que a variável "colaborador gosta do que faz" está diretamente relacionada à variável preocupação da organização com melhoria contínua da sua função.

Palavras-chave


Programas de qualidade; Processos; Satisfação dos colaboradores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v9n17p321-341


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.