Estudo sobre a aplicação dos processos do programa de qualidade em uma organização de máquinas e implementos agrícolas
Resumo
No atual contexto econômico e social, a utilização dos processos de qualidade vem se tornando cada vez mais freqüente e intensiva nos programas de gestão, alcançando todas as organizações com grau de exigência crescente. Neste cenário surge a necessidade de que os processos sejam capazes de atender aos requisitos de forma precisa e eficaz, dentro de parâmetros estabelecidos no programa de qualidade. Em virtude disso, este trabalho procura aprofundar a discussão sobre o tema, buscando verificar como as ferramentas e práticas de gestão da qualidade contribuem para elevar a satisfação dos colaboradores no desempenho das suas funções. Para o desenvolvimento deste estudo, tomou-se como unidade de análise uma empresa que atua no mercado de máquinas e equipamentos agrícolas situada no interior do estado do Rio Grande do Sul. O trabalho de caráter exploratório, utilizou o estudo de caso como método de pesquisa, baseado em dados numéricos obtidos junto aos colaboradores da empresa. A análise foi feita por estatísticas básicas, além de uma análise estatística descritiva, análise fatorial e análise dos modelos de regressão. Dentre os resultados, destaca-se que a variável "colaborador gosta do que faz" está diretamente relacionada à variável preocupação da organização com melhoria contínua da sua função.
Palavras-chave
Programas de qualidade; Processos; Satisfação dos colaboradores
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v9n17p321-341
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Comentários sobre o artigo
por Laura Burgos (30-11-2017)