O Cotidiano de Gestores entre as Estruturas Acadêmica e Administrativa de uma Instituição de Ensino Superior Pública Federal de Minas Gerais

Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo, Ana Lúcia Magri Lopes, João Marcelo Ribeiro

Resumo


Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o cotidiano de gestores que desempenham suas atividades entre as estruturas acadêmica e administrativa em uma instituição de ensino superior (IES) pública federal de Minas Gerais. Esta pesquisa caracterizada como descritiva e de abordagem qualitativa, configura-se em um estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa são 6 diretores e a escolha dos mesmos foi estabelecida pelo critério de acessibilidade. As entrevistas foram agendadas de acordo com a disponibilidade dos entrevistados, gravadas e, posteriormente, transcritas na íntegra para efeito de análise. Os dados foram analisados à luz das técnicas de análise de conteúdo (BARDIM, 1979). Os resultados apontam que eventos tanto positivos quanto negativos estão associados ao cotidiano de trabalho dos gestores: vontade de mostrar que são capazes de desenvolver um trabalho ou de cumprir uma determinada demanda, mas também asvárias restrições orçamentárias, de pessoal, políticas, institucionais que, às vezes, limitam a atuação do docente enquanto diretor. De forma geral, as tarefas pedagógicas e de gestão são percebidas como as que têm sentido para os gestores-docentes, no entanto, relataram que a satisfação de estar em uma sala de aula é imensamente superior à satisfação de estar ocupando um cargo de direção.


Palavras-chave


Cotidiano de gestores; função gerencial; instituição de ensino superior pública

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v9n17p205-227

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.