As Industrias de Produtos Orgânicos, o Marketing de Relacionamento e o Endomarketing: Estudo de Múltiplos Casos

Graziela Oste Graziano Cremonezi, Nadia Kassouf Pizzinatto, Antonio Carlos Giuliani, Valéria Rueda Elias Spers, Yeda Cirera Oswaldo

Resumo


O processo de Marketing de Relacionamento, quando o foco é o cliente interno, exige a busca da melhor relação custo/benefício e o investimento em colaboradores motivados e capacitados para atender os clientes.O estudo buscou investigar a aplicabilidade da utilização, no agronegócio da ferramenta do marketing de relacionamento os Programas de endomarketing (voltados ao público interno, os colaboradores). Foram investigadas na pesquisa 12 empresas, tendo assim uma amostra por conveniência. Pode-se concluir que os objetivos dos Programas de Endomarketing estão direcionados para promover o bem-estar, buscar o comprometimento e a capacitação, e informar os colaboradores. Este estudo representa a assunção do Marketing de Relacionamento em 50% das empresas contatadas, já que a investigação nos pontos de venda permitiu a verificação de 24 empresas. Em relação ao aspecto de abrangência dos Programas de Endomarketing, detectou-se que é total, ou seja, as informações indicaram o envolvimento de todos os colaboradores das organizações consultadas.


Palavras-chave


Marketing de Relacionamento, Endomarketing, Produtos Orgânicos

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v9n17p343-367

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Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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