Participação no Orçamento Empresarial como Forma de Valorização das Pessoas: Análise na Perspectiva da Justiça Organizacional

Ilse Maria Beuren, Tarcísio Pedro da Silva

Resumo


O orçamento empresarial pode ser utilizado para avaliar o desempenho das pessoas nas organizações e proporcionar a valorização dos envolvidos pelo reconhecimento de sua participação no processo. O estudo objetiva analisar a participação no orçamento empresarial como forma de valorização das pessoas na perspectiva da justiça organizacional. Fundamentado na Teoria da Justiça Organizacional conforme abordada por Greenberg (1986), pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa foi realizada por meio de um estudo de caso em uma grande empresa têxtil brasileira e os respondentes compreendem 10 gerentes e 4 supervisores. O questionário foi extraído do estudo de Kyj e Parker (2008), organizado em cinco blocos de assertivas: estilo de liderança, assimetria da informação, uso avaliativo do orçamento, encorajamento na participação do orçamento e participação no orçamento. Na análise dos dados adotou-se a técnica da entropia informacional, correlação de Pearson e o coeficiente alfa de Cronbach. Os resultados mostram pouco encorajamento das pessoas na proposição de discussões sobre o envolvimento orçamentário, fato que estabelece um direcionamento top down das diretrizes, à luz da justiça organizacional. Conclui-se que, considerando as razões da justiça organizacional no processo que antecede a elaboração do orçamento, há possibilidade de sua utilização para valorização das pessoas na organização.


Palavras-chave


Avaliação de desempenho. Participação no orçamento. Valorização das pessoas. Justiça organizacional. Justiça distributiva.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n19p71-101


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.