Fatores Condicionantes da Competitividade do Cluster de Rochas Ornamentais
Resumo
O objetivo do artigo é identificar os fatores do macro e micro ambiente determinantes da competitividade do cluster de rochas ornamentais do Espírito Santo. Para tal análise utilizou-se o framework de analise ambiental proposto por Almeida (1997). A metodologia qualitativa alicerça a análise dos dados que busca identificar as peculiaridades ambientais do setor que condicionam sua competitividade no mercado externo. Como resultado, o estudo identifica que os fatores do macroambiente particulares do setor e as características do microambiente que são determinantes para a competitividade do cluster no mercado internacional. Estes são: a promoção de feiras internacionais, organização de informações setoriais, promoção de fóruns de discussões, marca Brasil Original Stones e compartilhamento de informações de crédito de clientes internacionais.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n19p103-129
Revista Organizações em Contexto (ROC) - Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
ISSN Versão Eletrônica 1982-8756
ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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