Hum, Sinto Cheiro de Consumo: Relacionando o Fator Sensorial “Cheiro”com a Intenção de Compra de Calçados Melissa

Fernando De Oliveira Santini, Rafael Mendes Lübeck, Claudio Hoffmann Sampaio, Marcelo Gattermann Perin, Lélis Balestrin Espartel

Resumo


Marca e imagem da marca são fatores relevantes para influenciar a intenção de compra do consumidor, especialmente quando produtos de mesma categoria possuem características similares. No entanto, outros fatores podem influenciar a intenção de compra, por exemplo, o aroma, que é considerado um estimulador de consumo. A presente pesquisa avaliou os efeitos da marca, a imagem da mesma e o papel moderador do aroma na intenção de compra de calçados Melissa. O estudo foi realizado em duas fases. Na primeira, fez-se um grupo de foco para evidenciar aspectos importantes ligados à escolha do produto, e concluiu-se que marca, imagem e aroma são importantes na intenção de compra de sandálias Melissa. Na segunda etapa, fez-se um experimento de laboratório com 399 participantes do sexo feminino que responderam a um questionário em dois ambientes: 200 participantes no ambiente com o cheiro do produto e 199 participantes no ambiente sem o cheiro do produto. Os resultados demonstraram a correlação da marca e avaliação do anúncio do produto na intenção de compra do consumidor e o efeito moderador do cheiro nesta relação.


Palavras-chave


Fatores Sensoriais. Intenção de Compra. Calçados Melissa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n19p155-179


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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