Redes de cooperação interorganizacional na implantação e consolidação do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB) em Sergipe

Vitor Hugo da Silva Vaz, Rivanda Meira Teixeira, Maria Elena León Olave

Resumo


Os estudos sobre as relações de cooperação entre empresas é um dos focos centrais quando se aborda as relações interorganizacionais. Este estudo tem como objetivo analisar como as redes de cooperação interorganizacionais contribuem para a implantação e consolidação do programa de biodiesel por cooperativas de agricultura familiar em Sergipe. O método utilizado na pesquisa foi o de estudo de casos múltiplos realizado em três cooperativas de agricultura familiar. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com três representantes das cooperativas diretamente envolvidos nas relações de cooperação para implantação e consolidação do programa de produção de biodiesel em Sergipe. Os resultados mostraram que as relações de cooperação permitem a compreensão dos objetivos entre as instituições participantes, o estabelecimento de relações formais com grandes instituições, o que proporcionou credibilidade, acesso a novos mercados, redução de custos e riscos e o estabelecimento de relações sociais entre cooperativas.

Palavras-chave


Redes interorganizacionais; Cooperação; Program de biodiesel;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v11n21p1-48


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.