A importância da Adequação Mútua entre o Sistema e as Tarefas no EaD: Uma análise com estudantes brasileiros

Patricia Brecht Innarelli, Otavio Prospero Sanchez

Resumo


O objetivo desse estudo é analisar o efeito da Adequação da Tecnologia à Tarefa na Percepção de Utilidade e Facilidade de Uso do sistema Moodle de EaD, bem como avaliar se essa abordagem explica a Intenção de Uso do sistema, ainda que esteja na condição de adoção mandatória. Para tanto, seguindo alguma tradição nesse campo, foi gerado e testado um modelo reduzido que associa os modelos Technology Acceptance Model - TAM e Technology-task Fit -TTF. Um survey foi conduzido em uma amostra de 104 respondentes, alunos usuários do sistema. Os dados foram analisados por PLS - Partial Least Square e Bootstrap de 1000 re-amostragens. O resultado indicou que a combinação dos modelos explica grande parte da variabilidade da Intenção de Uso (76%), sendo que a Adequação do Sistema à Tarefa ajuda a explicar parcelas significativas da Facilidade de Uso e da Percepção de Utilidade do Sistema. Com base no estudo, espera-se que gestores de EaD possam buscar mecanismos de adequação mútua entre tarefa e sistema.


Palavras-chave


Tecnologia; TAM; TTF; Moodle; Educação a Distância.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n19p31-47


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

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