Adoção de Inovações em Empresas de Pequeno e Médio Porte: Estudo de Casos Múltiplos em Negócios Hoteleiros na Cidade de Aracaju

Patrícia Melo Sacramento, Rivanda Meira Teixeira

Resumo


Nas empresas de serviços, especialmente as do setor de turismo, a adoção de inovações é condição essencial para a sobrevivência. Este estudo teve como objetivo identificar os tipos de inovação adotados pelas empresas hoteleiras de pequeno e médio porte da cidade de Aracaju, com base na tipologia de inovações da OCDE (2005). A estratégia de pesquisa adotada foi a de estudo de casos múltiplos e seis casos de hotéis/pousadas de pequeno e médio porte localizados na cidade de Aracaju foram analisados. Para coletar os dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os proprietários dos hotéis/pousadas. A partir da análise dos dados foi possível verificar que as empresas pesquisadas estão buscando inovar de diversas formas e que as inovações implementadas incluem os quatro tipos de inovação definidos pela OCDE (2005). Vale destacar a adoção de medidas sustentáveis, as quais proporcionam redução de custos e maior satisfação dos clientes.


Palavras-chave


Inovação; Inovação em turismo; Pequenas e médias empresas; Tipos de Inovação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n19p1-30

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.