O Perfil do Franqueado Divulgado pelos Franqueadores na Fase de Prospecção de Candidatos

Marcia Rocha Sousa, Luciano A. Prates Junqueira, Alexandre Luzzi Las Casas

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar o perfil do franqueado divulgado pelos franqueadores na fase de prospecção de candidatos. A pesquisa, de natureza qualitativa e quantitativa, foi realizada com os 165 franqueadores que receberam o Selo de Excelência em Franchising 2013, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). As características do franqueado foram definidas a partir da bibliografia levantada. Os dados foram coletados nos websites e material promocional das empresas e analisados utilizando análise de conteúdo. Os resultados revelaram que habilidade gerencial é a característica do perfil do franqueado mais citada pelos franqueadores, seguida da capacidade financeira, capacidade empreendedora e comprometimento pessoal com o negócio. Observou-se que as empresas do segmento de alimentação são as que mais divulgam o perfil do franqueado desejado para o seu negócio. Finalmente, concluiu-se que os franqueadores buscam franqueados com perfil semelhante ao do empreendedor corporativo, que estejam entre gerentes tradicionais e empreendedores, participando diretamente do negócio, ao invés de delegar tarefas.


Palavras-chave


Franquia, franqueador, perfil do franqueado, empreendedorismo, seleção de franqueados.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n19p213-243

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.