Construção de Sentidos em Práticas de um Processo Estratégico: Um Estudo de Casos Múltiplos em Duas IES do Estado do Paraná

Ludmilla Meyer Montenegro, Yára Lúcia Mazziotti Bulgacov

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compreender os sentidos individuais e coletivos construídos pelos atores nas práticas estratégicas imersas em processos estratégicos a partir da identificação e descrição das atividades individuais e coletivas que compõem essas práticas. O referencial teórico pautou-se em conteúdo e processo estratégico, na perspectiva da estratégia enquanto prática e nas concepções teóricas do sensemaking. O estudo foi realizado em dois cursos de graduação em Administração de duas IES (Instituição de Ensino Superior) do Estado do Paraná. O caso A em uma IES pública e o caso B em uma IES privada. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de tipo exploratória e a coleta de dados foi realizada por meio de documentos, observação não-participante e entrevistas semiestruturadas em profundidade com os praticantes identificados (15 no caso A e 19 no caso B). A análise dos dados (análise narrativa) é o foco deste trabalho. Com relação aos resultados encontrados, foi possível observar que os cursos diferem no que diz respeito aos seus conteúdos e processos estratégicos e à maneira como acontece o processo de sensemaking em relação às práticas estratégicas. Ao final, conclui-se que a abordagem metodológica utilizada foi sensível revelando relações mediadas por sentidos de envolvimento e comprometimento.

Palavras-chave


estratégia enquanto prática; sensemaking; práticas e atividades estratégicas; envolvimento; comprometimento.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v10n19p245-277


Revista Organizações em Contexto (ROC) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA - Faculdade de Administração e Economia - FAE - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.

ISSN Versão Eletrônica 1982-8756

ISSN Versão Impressa 1809-1040 (2005-2008)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.